Uma parceria entre a Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), por meio de suas Seções de Apoio ao Veterano (Save), junto às associações que representam os militares acreanos, deu início nesta sexta-feira, 29, às confraternizações de fim de ano dedicadas aos veteranos das duas corporações. O evento de abertura, realizado na sede do Clube de Oficiais, contou com a presença da Associação dos Militares do Acre (Ameac), Associação das Praças da PMAC (APRAPMAC), Associação das Praças do CBMAC (APRABMAC), Clube de Oficiais PM e BM, Associação de Oficiais (ASSOF) e Clube de Subtenentes e Sargentos da PM.
A programação inicial foi marcada por serviços sociais e de saúde oferecidos gratuitamente aos militares veteranos, por meio das Diretorias de Saúde da PMAC e CBMAC, Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha e Secretaria Municipal de Saúde. Entre os atendimentos, foram disponibilizados testes rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, triagem de enfermagem, atendimento médico com clínico geral, aplicação de vacinas contra influenza, febre amarela, difteria e tétano, além de serviços como massoterapia, ventosaterapia e atendimento odontológico.
O major André Luiz Dias, coordenador do SAVE da PMAC, destacou a importância do evento para os veteranos. “Estamos iniciando as comemorações de fim de ano dos veteranos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e neste primeiro dia promovemos uma série de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar dos nossos veteranos. Amanhã, dia 30, teremos atividades esportivas. No domingo, 1º de dezembro, retornaremos ao Clube dos Oficiais para um almoço de confraternização. Encerramos na segunda-feira, dia 2, com um culto de ação de graças, aqui no cassino dos oficiais, para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós, pelos nossos veteranos e por nossas instituições”, destacou.
Entre os participantes do evento, a tenente PM R4 Francineves Fonseca, veterana da PMAC, ressaltou o impacto positivo da ação. “Esse evento é de extrema importância porque muitos dos nossos amigos da reserva, com o passar do tempo, acabam negligenciando os cuidados com a saúde, seja física ou mental. Uma iniciativa como essa não apenas alerta sobre a necessidade de atenção à saúde, mas também promove momentos de interação e bem-estar. É uma experiência muito positiva, prazerosa e, sobretudo, útil para todos nós”, disse. Assessoria de Comunicação da PMAC