×

Últimas

Polícia Civil do Acre apresenta laudo pericial sobre acidente na Terceira Ponte

A Polícia Civil do Acre (PCAC) convocou a imprensa na manhã desta terça-feira (30), para apresentar detalhes do inquérito que apura o grave acidente ocorrido em abril deste ano, nas proximidades da Terceira Ponte, Via Verde, em Rio Branco. O caso envolve uma caminhonete e três motocicletas e é investigado como possível homicídio culposo.

Durante a coletiva, realizada no auditório da instituição, foi exibido um vídeo simulado do acidente, produzido a partir do laudo pericial. O material buscou esclarecer a dinâmica da colisão e reforçar os elementos técnicos reunidos ao longo de cinco meses de apuração.

De acordo com Sandro Martins, diretor da Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, o trabalho foi considerado “minucioso e robusto”, envolvendo uma força-tarefa de especialistas.

“Foi um trabalho bem feito, que envolveu vários peritos e resultou em um laudo de cerca de 50 páginas. Tivemos que retornar ao local, levantar imagens com drone e buscar apoio da Polícia Científica de São Paulo, que possui softwares especializados. Isso nos permitiu fechar a dinâmica do evento e demonstrar como realmente aconteceu”, explicou Martins.

Ele ressaltou ainda que a perícia técnica difere de uma investigação subjetiva, pois depende exclusivamente de vestígios e elementos concretos.

“O perito não trabalha com achismo, mas de forma técnica e científica. Quando não há vestígios suficientes, não se pode afirmar além do que a ciência permite. Mas, neste caso, tudo o que foi possível fazer foi feito, e estamos satisfeitos com o trabalho realizado”, completou o diretor.

Com a conclusão do laudo, o inquérito segue em fase final de análise para posterior encaminhamento ao Ministério Público, que decidirá sobre eventual denúncia contra o condutor da caminhonete envolvida no acidente.