×

Últimas

Polícia Civil promove conscientização sobre violência doméstica para alunos da Vila do V

Em continuidade às ações educativas da Operação Shamar e da campanha Agosto Lilás, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Porto Acre, realizou, na última quarta-feira, 28, uma palestra voltada a alunos e professores da escola Pequeno Principe na Vila do V. A iniciativa foi coordenada pelo delegado Leonardo Neves e teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do combate à violência doméstica e da proteção dos direitos das mulheres.PCAC intensifica ações da Operação Shamar com palestra educativa em escola da Vila do V.

Durante a palestra, cerca de 120 alunos dos turnos manhã e tarde, com idade entre 10 a 12 anos, receberam orientações com temas como a Lei Maria da Penha e seus principais institutos protetivos, incluindo a solicitação e aplicação de medidas protetivas de urgência, além da explicação sobre os meios de denúncia disponíveis, como o Disque 180. Também foram destacadas especificidades da legislação, entre elas a relevância da palavra da vítima em casos de violência doméstica.

As turmas foram divididas para melhor compreensão dos conteúdos. Para os meninos, a abordagem teve foco especial nas atitudes presentes e futuras, estimulando a reflexão sobre comportamento, respeito e responsabilidades, além da importância de estar atento ao que acontece no entorno, principalmente dentro da própria residência.

Segundo o delegado Leonardo Neves, ações como essa são fundamentais para a prevenção da violência e para a formação de cidadãos mais conscientes. “Nosso trabalho vai além da repressão. Queremos educar e orientar para que os jovens entendam seus direitos, saibam como agir diante de situações de violência e, principalmente, aprendam a respeitar uns aos outros. A escola é um espaço estratégico para levar essa mensagem”, destacou o delegado.

Ao final, alunos e professores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas, tornando a palestra um momento de diálogo aberto e produtivo.

A Polícia Civil do Acre reforça que denúncias de violência doméstica podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo Disque 100, 180 ou 181 além das delegacias físicas e canais digitais. Assessoria PCAC.