A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) iniciou os procedimentos para a realização de um novo concurso público para o cargo de soldado. A medida foi formalizada por meio da edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (19), que designa uma comissão de oficiais para a realização de estudos técnicos sobre a viabilidade do certame.
A iniciativa atende à necessidade de reposição do efetivo policial, garantindo a continuidade dos serviços de segurança pública, o aperfeiçoamento do policiamento ostensivo e preventivo e a redução dos índices de criminalidade. Além disso, o reforço no quadro de policiais militares visa proporcionar um atendimento mais eficiente à sociedade.
A portaria determina que os estudos técnicos avaliarão aspectos orçamentários, logísticos e financeiros para a realização do concurso.
A comissão responsável pelo levantamento é composta pelo Coronel Kleison José Oliveira de Albuquerque, subcomandante-geral e presidente da comissão; Tenente-coronel Marcilene Alexandrina Chaves, diretora de Recursos Humanos e membro técnico; Capitã Theanne Louise Gonçalves Souza Medeiros, chefe da Assessoria Jurídica e membro técnico; Capitã Sandra Regina de Souza Santos, chefe da Divisão de Logística e membro técnico; Capitão Marcelo Barreto Costa, chefe da Divisão de Planejamento Orçamentário e membro técnico; e 2º Tenente Luiz Fernando Brígido Castro, chefe da Seção das Clínicas da Diretoria de Saúde e membro técnico.
O objetivo da comissão é garantir que o concurso público seja realizado com planejamento adequado, respeitando as diretrizes estratégicas da PMAC. Os estudos deverão considerar a viabilidade da realização do certame, incluindo o impacto financeiro e a capacidade logística para a formação dos novos soldados.
A portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação. Ainda não há previsão oficial para o lançamento do edital, mas a movimentação da PMAC indica que o processo está em andamento e deve seguir os trâmites necessários para sua concretização.