
Policiais Penais rejeitam convite do IAPEN e não participam do desfile de 7 de Setembro
Categoria protesta contra más condições de trabalho e falta de apoio institucional
O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, realizado em comemoração à Independência do Brasil, reuniu diversas entidades e forças de segurança em Rio Branco. Neste ano, entretanto, chamou a atenção a ausência da Polícia Penal, que, em ato de protesto, não atendeu ao convite da presidência do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN/AC).
De acordo com informações repassadas, a decisão de não participar do evento é reflexo de um quadro de dificuldades enfrentadas pelos Policiais Penais. Entre os principais problemas estão as precárias condições de trabalho, a sobrecarga provocada pela falta de efetivo, estruturas inadequadas e o adoecimento físico e psicológico recorrente entre os servidores.
Outro ponto destacado foi a ausência de apoio e de amparo institucional por parte da atual gestão do IAPEN/AC, o que, segundo eles, agrava ainda mais a realidade dentro do sistema prisional acreano.
Como reflexo desse cenário, têm sido registradas fugas e incidentes em unidades prisionais do estado, além de um preocupante aumento nos índices de adoecimento funcional, tentativas e casos de suicídio entre Policiais Penais.