×

Últimas

Por falta de iniciativa, Acre fica fora do maior evento de turismo da América Latina e provoca críticas de agentes de viagens

Enquanto estados de todas as regiões brasileiras aproveitaram a ABAV Expo 2025 — o maior evento de turismo da América Latina — para mostrar seus atrativos e firmar parcerias estratégicas, o Acre ficou fora da vitrine. Realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro, a feira reuniu milhares de agentes de viagens, operadores e representantes de destinos nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais espaços de promoção e geração de negócios do setor turístico.

A ausência do Acre foi alvo de críticas por parte de empresários locais, que veem na falta de iniciativa do poder público um entrave para o fortalecimento do turismo regional. O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Branco, Rizomar Araújo, também empresário do ramo de agências de viagens, lamentou a não participação do Estado no evento.

“Se o Estado tivesse participado, com aquisição de um estande, uma ação simples que garantiria visibilidade para promover nossos atrativos turísticos, colocando o Acre na vitrine das principais agências e operadoras de turismo do Brasil e do mundo, apresentando as experiências únicas que o visitante pode viver no Acre já teria sido um passo enorme”, disse Araújo. 

Araújo participou da feira como articulador junto à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com o objetivo de inserir o Acre no radar dos destinos turísticos brasileiros e internacionais.

“Nós, agentes de viagens, acreditamos no potencial turístico de nossa região, seguimos firmes, enfrentando desafios, gerando postos de trabalho e contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, pontuou.