Rio Branco, AC, 13 de outubro de 2024 22:29
1e66965c-b491-40c5-a97a-80953a6b99e9-1.jpg

Por iniciativa de Longo, Aleac realiza sessão solene em homenagem à desembargadora Eva Evangelista

Facebook
Twitter
WhatsApp

Por iniciativa do deputado Pedro Longo, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (29) uma sessão solene em homenagem à desembargadora e decana do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Eva Evangelista.

O evento contou com a participação do governador Gladson Cameli; do deputado federal Coronel Ulysses; da defensora-geral do DPE, Simone Santiago; da presidente do TJAC, Regina Ferrari; e de representantes do Ministério Público do Acre (MPAC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), que compuseram o dispositivo.

Eva completa 75 anos em setembro deste ano e dedicou mais 48 anos da sua vida à magistratura, iniciando seus serviços em 1975 como juíza substituta da Comarca de Sena Madureira. Ela se formou em direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Acre na turma de 1972 e atuou como advogada do Incra entre 1973 a 1975.

“A desembargadora Eva prestou serviços ao Judiciário e à sociedade acreana durante quase 50 anos. Hoje é a decana do TJAC e continua sendo uma pessoa que tem uma sensibilidade social muito grande, com um olhar voltado aos mais necessitados, buscando interiorizar a justiça. Ela presidiu o TJAC por muitas vezes, além do TRE, gerenciando inúmeros processos eleitorais no nosso Estado”, disse o deputado Pedro Longo.

“É uma vida dedicada a muitas causas e nada mais justo do que a Aleac conceder a ela essa homenagem tão importante. É unânime o reconhecimento sobre a sua importância para a justiça”, continuou.

Gladson parabenizou Longo pela iniciativa de homenagear a decana do TJAC e teceu elogios à Eva Evangelista.

“Meus parabéns ao deputado Pedro Longo por decidir homenagear essa mulher tão importante que se confunde com a história do Acre. É uma honra participar desse momento e render os tributos à desembargadora Eva, que é exemplo de caráter e conduta. É uma guia para todas as gerações. Vossa excelência, desembargadora Eva, é incansável e muito necessária para tudo o que pensamos sobre justiça e desenvolvimento para o nosso Acre”, enfatizou o governador.

Emocionada, a decana também agradeceu pela sessão solene e destacou uma parte da sua história.

“Serei breve e não vou cansá-los com declarações. Chega com muita emoção essa homenagem em forma de sessão solene dedicada a mim. Quero homenagear, em primeiro lugar, os meus pais. Eu sou uma mulher filha de imigrantes que chegou até aqui por conta do que aprendeu com eles. Sou muito feliz e grata por tudo o que vivi e em todos esses anos e continuo vivendo”, afirmou.

“Fico lisonjeada com as palavras do governador e de todos os demais integrantes desta mesa. Deixo aqui meu agradecimento ao deputado Pedro Longo, presidente desta Casa, pela iniciativa. Ele é um juiz que deu certo na magistratura, é brilhante em seu trabalho no Legislativo e se destaca em todos os lugares […]. Minha missão é servir e faço isso com todo prazer do meu coração”, concluiu a desembargadora.