
PRD e Solidariedade formalizam federação e confirmam apoio a Mailza e Gladson
As executivas estaduais do PRD (Partido Renovação Democrática) e do Solidariedade se reuniram, na semana passada, em São Paulo (SP), juntamente com as direções nacionais das duas legendas, para concluir as articulações em torno da criação de uma federação partidária. O acordo unifica os dois partidos em todo o país, com a obrigatoriedade de permanecerem juntos por, no mínimo, quatro anos, como prevê a legislação.
No Acre, a federação apoiará nas eleições de 2026 a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo estadual e do ex-governador Gladson Cameli ao Senado Federal.
Segundo Valério, ainda não está definido quem presidirá a federação no estado, já que o Acre não possui deputados federais – critério adotado nacionalmente para definir o comando. A decisão ficará entre ele e Fernandes. “Mas está tudo caminhando de forma convergente. Eu e o deputado Afonso Fernandes somos aliados de muitos anos”, reforçou.
O evento que oficializou a federação contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Para ele, a nova união deve fortalecer o debate político no país.
“Ela terá muita responsabilidade para discutir o que queremos para o Brasil, já vislumbrando as eleições do ano que vem. E o momento é defender o que o país precisa”, disse Motta.
O líder do Solidariedade, deputado Aureo Ribeiro (RJ), destacou que os dez parlamentares da federação vão atuar de forma articulada em Brasília.