Rio Branco, AC, 13 de maio de 2025 13:40
img_2495-1.jpg

Prefeitura de Rio Branco afirma estar trabalhando para manter ramais recuperados, mas cenário ainda é desafiador para quem vive na zona rural

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, iniciou recentemente ações de recuperação em trechos críticos dos ramais Caipora e Talismã, na região do Barro Alto, área rural da capital. As intervenções fazem parte de uma força-tarefa anunciada como parte do compromisso da gestão municipal em manter os ramais da cidade em boas condições de trafegabilidade, especialmente após o período chuvoso.

Segundo a prefeitura, no Ramal Caipora está sendo construída uma nova ponte de alvenaria. Já no Ramal Talismã, as equipes atuam na retirada de lama, construção de aterros e elevação do nível da via — medidas emergenciais para possibilitar o acesso de veículos em locais que ficaram praticamente intrafegáveis.

“Estamos retirando a lama dos buracos e fazendo aterros para facilitar o escoamento da água para fora do ramal. Estamos praticamente elevando todo o ramal, que se transformou em um açude. A água não tinha para onde escoar”, afirmou o secretário Eracides Caetano.

Apesar dos esforços, moradores da zona rural seguem enfrentando dificuldades com a precariedade de muitos ramais, que frequentemente se tornam intransitáveis durante o inverno amazônico. A promessa da gestão é que, com a chegada do verão, o trabalho de recuperação ganhe ritmo com a aplicação de aterro seco e melhoria do acesso, especialmente para o escoamento da produção agrícola.

O discurso oficial é de que os trabalhos fazem parte de um esforço contínuo, mas na prática, os moradores ainda aguardam por ações mais duradouras e preventivas — que evitem que, a cada nova estação de chuvas, o problema se repita com a mesma intensidade.