×

Últimas

Prefeitura de Rio Branco prepara desocupação do bairro Papouco e famílias deverão ser transferidas para novo loteamento

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), iniciou os preparativos para a desocupação dos moradores do bairro Papouco, uma das áreas mais antigas e vulneráveis da capital acreana.

O bairro surgiu por volta de 1903, quando a cidade foi transferida do Segundo para o Primeiro Distrito, como alternativa para abrigar famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre. No entanto, com o passar das décadas, a região se tornou uma área de risco, condenada pela Defesa Civil devido ao perigo de desbarrancamento e ao alto índice de criminalidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), a gravidade da situação está detalhada em um relatório técnico que já foi encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e será apresentado, nos próximos dias, ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), à Defensoria Pública e ao Ministério Público do Estado.

A proposta da prefeitura é transferir as famílias e pessoas em situação de rua que vivem atualmente no Papouco para um novo loteamento localizado no Segundo Distrito, ao lado do conjunto Rosalinda. 

Conforme o planejamento, após cinco anos de moradia, os imóveis serão totalmente regularizados em nome dos beneficiados, que, no entanto, não poderão vendê-los.