Rio Branco, AC, 17 de junho de 2024 09:57

Presidente do Sistema OCB cumpre agenda no Juruá com o objetivo de fortalecer o cooperativismo na região

Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB-AC), Valdemiro Rocha, realizou no último final de semana uma série de agendas institucionais e visitas técnicas em cooperativas do Vale do Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Na oportunidade, o dirigente do Sistema OCB prestou apoio, assessoramento técnico e apresentou diversos serviços disponibilizados pelo Sistema às cooperativas da região.

Entre os compromissos cumpridos no Juruá, o presidente participou de reunião em Cruzeiro do Sul, no sábado (3), promovida pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), onde foi assinado Termo de Fomento com cooperativas e associações com o objetivo de executar projetos que visam o fortalecimento socioeconômico e ambiental das cadeias produtivas atendidas pelo órgão na regional do Juruá, no âmbito do Programa REM Acre – Fase II.

Foram contempladas as seguintes organizações: Cooperativa Coopercintra, que esteve representada pelo presidente Osmarino Souza; a Associação Amuralha, representada pela presidente Nataíres Ferreira; a Sociedade Acenom, representada pela presidente Eliana de Souza; e a Associação do Lago do Tapiri, representada pelo presidente José Francisco Pereira.

Já em Mâncio Lima, acompanhou o planejamento estratégico da Cooperativa de Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé) de 2024 a 2028, sob a coordenação do Sistema OCB em parceria com a Cooperação Alemã GIZ, atividade que contou com a presença de dirigentes e cooperados.

No sábado à noite, esteve presente na Assembleia Geral da Cooperativa de Pecuaristas do Vale do Juruá (Coopercuaria), onde explicou o papel do Sistema OCB e colocou a instituição a disposição para contribuir com o fortalecimento da cooperativa.

Visita à Industria de Farinha da Cooperfarinha

No domingo (4), o presidente do Sistema OCB visitou a Indústria de Beneficiamento de Mandioca da Cooperfarinha, localizada no Ramal Alto Pentecoste, distante 50km de Cruzeiro do Sul, onde também participou de reunião com cooperados e a diretoria da Cooperativa.

Em Rodrigues Alves, o presidente Valdemiro Rocha visitou também no domingo (4), a Cooperativa de Agricultura Familiar do Vale do Juruá (Cooperfam), onde apresentou produtos e serviços do Sistema OCB e se colocou à disposição para colaborar com a cooperativa no que se refere a capacitação dos membros da cooperativa.

“Classifico como muito proveitosa essa vinda ao Juruá, o cooperativismo está crescendo muito na região, mas precisa de apoio, de parceria, e nossa visita teve esse objetivo, aproveitamos a oportunidade para visitar as cooperativas, conversar com o cooperados, entender as necessidades e dificuldades que eles enfrentam e apresentar soluções e serviços disponíveis no Sistema OCB, como assessoramento contábil, sistemas de gestão e governança, cursos e capacitações, apoio com comunicação, entre outros serviços. Ficamos com a orientação de realizarmos encontros mensais de alinhamento de ações e de estratégias com vistas ao fortalecimento do cooperativismo na região”, disse o presidente do Sistema OCB.

Texto: Andréia Oliveira