
Previsão do tempo: fraca onda polar muda o tempo e provoca chuvas pontuais no Acre nesta terça-feira
A incursão de uma fraca onda polar nesta terça-feira, 4 de agosto de 2025, está deixando o tempo instável em diversas áreas da Região Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de países vizinhos como Bolívia e Peru. Segundo meteorologistas, o fenômeno deve provocar chuvas pontuais ao longo do dia, com possibilidade de temporais em algumas regiões.
No Acre, o clima será dividido entre instabilidade e calor. Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece quente, com presença de sol e nuvens, mas com chuvas pontuais, que podem vir acompanhadas de temporais em áreas isoladas. A partir da noite, com a chegada da onda polar, as temperaturas tendem a ficar mais amenas. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 65% à tarde e entre 90% e 100% ao amanhecer.
Os ventos sopram inicialmente da direção norte e variações de noroeste e nordeste, passando à tarde para sudeste, com intensidade entre fraca e moderada e possibilidade de fortes rajadas.
No centro e oeste do Acre, que inclui as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será quente e com chuvas pontuais, podendo ser intensas em alguns pontos.
Há alta probabilidade de chuvas fortes. A umidade relativa do ar fica entre 50% e 60% à tarde e entre 90% e 100% ao amanhecer, com ventos fracos e calmos predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Além do Acre, o tempo instável atinge Rondônia, Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), Mato Grosso (centro, sul e sudoeste) e Goiás (sul e sudoeste), além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Nestes locais, são esperadas chuvas pontuais ao longo do dia, com o avanço da frente fria.
Nas demais áreas do Amazonas, o clima segue quente e abafado, com possibilidade de chuvas fortes e temporais. Já o Distrito Federal, o norte e leste de Mato Grosso e a maior parte de Goiás devem manter o tempo firme e seco ao longo desta segunda-feira.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC,, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão,com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.