Nesta quinta-feira, 26, o tempo será marcado por instabilidade, chuvas intensas e temperaturas mais amenas no estado do Acre. O cenário climático reflete uma ampla área de instabilidade que também afeta regiões próximas, como Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru. A previsão é de chuva forte e temporais em alguns pontos.
Segundo o Portal Otempo Aqui, as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo estará extremamente instável. A previsão indica muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, com alta probabilidade de intensificação, acompanhadas de raios e ventanias.
A umidade relativa do ar mínima varia entre 75% e 85% durante a tarde, enquanto ao amanhecer os índices podem alcançar entre 95% e 100%. Os ventos, predominantes da direção sudeste, apresentam rajadas moderadas, com variações do sul e leste.
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com tempo instável, muitas nuvens e chuvas pontuais ao longo do dia. Assim como no leste e sul do estado, a probabilidade de chuvas fortes é muito alta, podendo vir acompanhadas de raios e ventos intensos.
A umidade relativa do ar mínima oscila entre 60% e 70% à tarde, enquanto a máxima atinge índices de 90% a 100% ao amanhecer. Os ventos predominam da direção sudeste, com variações do sul e do leste, e mantêm intensidade fraca a moderada.
Diante das condições previstas, é importante que a população fique atenta a possíveis alagamentos e transtornos causados por chuvas intensas. Quem estiver em áreas vulneráveis deve redobrar os cuidados e seguir as orientações das autoridades locais.
Com o clima ameno e os ventos moderados, esta quinta-feira também será um convite para redobrar a atenção nas estradas e áreas urbanas, onde o acúmulo de água pode causar dificuldades de deslocamento.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 24 e 26ºC;
– Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 23 e 25ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 23 e 25ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 26 e 28ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC.