Nesta segunda-feira, 14, o tempo no Acre será marcado por temperaturas quentes, com a presença de sol e nuvens, intercaladas por chuvas passageiras que podem ser intensas e acompanhadas de temporais. Esse cenário climático também deve se repetir em outras regiões da Amazônia Ocidental e países vizinhos, como Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, planícies da Bolívia e selva peruana.
No Acre, a previsão é de tempo abafado, com alta umidade e a possibilidade de chuvas fortes, especialmente no leste e sul do estado, que inclui as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira. A umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 55% durante a tarde, com máximas entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos soprarão com intensidade leve a moderada, vindos do sul, com variações de sudoeste e sudeste.
Na parte central e oeste do estado, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário também será de calor intenso, com chuvas pontuais que podem se transformar em tempestades. A umidade relativa do ar mínima nessa região ficará entre 55% e 65% durante a tarde, com máximas igualmente altas ao amanhecer, alcançando até 100%.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 23ºC e 25ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC.