
Previsão do tempo: sexta-feira será de tempo firme e quente, com sol no Acre
Nesta sexta-feira (10), a incursão de uma massa de ar polar está influenciando o tempo em diversas áreas da região Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de países vizinhos como Bolívia e Peru. O fenômeno deixa o clima mais seco, ventilado e estável em grande parte do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, além das planícies bolivianas e regiões de selva no centro e sul do Peru.
Segundo o Portal Otempo Aqui, no Acre o tempo firme predomina em praticamente todo o estado. No leste e sul acreano, que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será ensolarado, com calor e umidade relativa do ar em níveis baixos durante a tarde — entre 25% e 35%. À noite, o tempo fica mais ameno. Os ventos sopram de forma fraca a calma, vindos do sudeste, com variações de sul e sudoeste.
Já no centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será seco e com predomínio de sol entre nuvens. A possibilidade de chuva é baixa, e a umidade do ar varia entre 40% e 50% durante a tarde, podendo atingir até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem calmos, com as mesmas direções predominantes do restante do estado.
Em Rondônia, o tempo firme predomina na maior parte do território, mas o norte do estado ainda pode registrar pancadas de chuva, assim como o norte e noroeste de Mato Grosso, e o norte da região de selva do Peru.
Já nas demais áreas do Amazonas, o cenário é outro: o tempo segue quente e abafado, com ocorrência de chuvas pontuais, que podem ser intensas e vir acompanhadas de temporais localizados.
O Distrito Federal, Goiás e a maior parte de Mato Grosso terão um dia com sol e variação de nuvens, sem previsão de chuva.
A entrada da massa de ar polar representa uma trégua no padrão chuvoso em parte da Amazônia, contribuindo para dias mais secos e ventilados — um alívio temporário em meio à estação marcada por calor e instabilidades. Porém, a umidade do ar em níveis baixos exige atenção redobrada com hidratação e cuidados com a saúde, especialmente nas áreas mais secas do Acre e Mato Grosso.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;
– Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão,com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC.