×

Últimas

Previsão do tempo: sol, nuvens e chuvas pontuais predominarão no Acre e regiões vizinhas nesta sexta-feira 

Nesta sexta-feira (31), o clima será marcado por variações em todo o Acre e nos estados vizinhos, com predomínio de sol e nuvens, além de chuvas pontuais, que podem ser fortes em algumas regiões. O tempo quente e abafado será uma constante, com condições para temporais em algumas áreas. A previsão também abrange partes do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru.

Segundo o Portal Otempo Aqui, no leste e sul do Acre, que inclui as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo será de predomínio de sol com muitas nuvens. Existe a possibilidade de chuvas passageiras e pontuais ao longo do dia. 

A chegada de uma fraca onda polar trará uma leve queda nas temperaturas durante a noite, proporcionando um clima ameno. No entanto, a probabilidade de chuvas fortes é baixa. A umidade relativa do ar será mais baixa no período da tarde, variando entre 45% e 55%, e mais alta ao amanhecer, com valores entre 85% e 95%. Os ventos serão fracos a calmos, com direção sudeste, mantendo-se constantes durante o dia.

Já nas regiões do centro e oeste do Acre, como as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente, com períodos de sol intercalados com nuvens e chuvas pontuais, que podem ser fortes em algumas áreas. A probabilidade de chuvas intensas é moderada, e a umidade relativa do ar terá variação significativa, com mínima entre 60% e 70% durante a tarde e máxima de 90% a 100% ao amanhecer. Os ventos na região também serão fracos a calmos, com direção sudeste.

Em outras áreas do Amazonas, o tempo quente e abafado será acompanhado de chuvas pontuais, com a possibilidade de temporais em algumas regiões. As chuvas devem ser mais intensas em áreas do sul e sudoeste do estado, mas não há previsão de grandes alterações nas temperaturas, que seguirão elevadas, típicas da estação.

Em Rondônia, Mato Grosso e Goiás, o clima será semelhante ao do Amazonas, com tempo quente e possibilidade de chuvas fortes em algumas áreas. A previsão também indica pancadas de chuva em pontos isolados do Distrito Federal, além de áreas da Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).

Embora as chuvas não sejam constantes, o risco de tempestades localizadas é elevado, principalmente nas áreas mais quentes e úmidas. As chuvas podem ser intensas em algumas localidades, com raios e rajadas de vento. A orientação é que a população permaneça atenta à previsão de tempo e tome precauções caso haja alertas de temporais.

O clima abafado deve persistir durante todo o dia, trazendo desconforto térmico, especialmente no início da tarde, quando as temperaturas estarão mais elevadas. O cuidado com a hidratação e a proteção contra o sol é essencial para evitar desconfortos e problemas de saúde.

Temperaturas:

  – Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

  – Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

  – Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

  – Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

  – Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

  – Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;

  – Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão,com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC.