
Previsão do tempo: terça-feira terá chuvas e queda de temperaturas no Acre
A chegada de uma onda de frio polar nesta terça-feira (7), está deixando o tempo instável em amplas áreas da região Norte e de parte do Centro-Oeste. Segundo previsões meteorológicas, há risco elevado de chuvas intensas e temporais isolados em estados como Acre, Rondônia, Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), e Mato Grosso (sul e oeste), além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
No Acre, o avanço da frente fria atinge com mais força o leste e sul do estado — especialmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira —, onde o tempo permanece extremamente instável durante todo o dia. Há previsão de chuvas a qualquer hora, que podem ser intensas e acompanhadas de temporais. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, e chega a até 100% ao amanhecer.
De acordo com o portal Otempo Aqui, os ventos sopram de sudeste, com intensidade de fraca a moderada, mas com possibilidade de fortes rajadas.
Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no centro e oeste do estado, o dia será de calor, com presença de sol e nuvens. No entanto, pancadas de chuva localizadas — com potencial para serem intensas e acompanhadas de trovoadas — podem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Os ventos serão fracos e calmos durante o dia, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste. No início da noite, a direção do vento muda para sudeste, com possibilidade de rajadas mais fortes.
No Amazonas, as áreas sul, sudeste e sudoeste também estão sob influência direta da massa de ar polar, o que aumenta a probabilidade de chuva forte e tempo instável ao longo do dia. Já nas demais regiões do estado, o tempo segue quente e abafado, com pancadas de chuva pontuais, mas que também podem vir acompanhadas de raios e vento forte.
Em Rondônia e nas porções sul e oeste do Mato Grosso, o cenário é semelhante, com céu encoberto por nuvens carregadas e possibilidade de temporais. A população deve ficar atenta a possíveis alagamentos e quedas de energia devido aos ventos fortes.
Apesar da instabilidade nos estados vizinhos, o Distrito Federal, Goiás e a maior parte do Mato Grosso ainda permanecem com tempo mais firme nesta terça-feira. Nessas áreas, o sol aparece entre nuvens e não há previsão significativa de chuva.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 26 e 28ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 25 e 27ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 26 e 28ºC;
– Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22ºC e 24ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão,com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.