Na próxima terça-feira, 20, a partir das 7h da manhã, moradores e produtores rurais da região sul do Amazonas e do Acre realizarão uma manifestação pacífica com interdição da BR-364, no km 25, no trecho entre Sena Madureira e Rio Branco.
O protesto tem como foco os impactos provocados pelas multas ambientais e embargos de áreas produtivas aplicados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos municípios de Boca do Acre (AM) e parte de Sena Madureira. Segundo os organizadores, essas penalidades estão afetando gravemente a economia local, inviabilizando a produção rural e comprometendo o sustento de inúmeras famílias.
“O movimento tem como objetivo chamar a atenção para os graves prejuízos causados pelas multas e pelos embargos de áreas produtivas aplicadas pelo Ibama na região sul do Amazonas, especialmente em Boca do Acre e parte do município de Sena Madureira. As penalidades e embargos estão comprometendo a produção rural, afetando diretamente a economia local e o sustento de inúmeras famílias”, diz trecho do comunicado.
Os manifestantes reivindicam esclarecimentos e ações urgentes por parte do governo federal e exigem a presença da superintendente do Ibama, além de representantes da sociedade civil, para um diálogo direto e transparente. O objetivo é buscar soluções que conciliem o desenvolvimento regional com a preservação ambiental, sem comprometer a dignidade dos trabalhadores rurais.
“Reivindicamos esclarecimentos e providências urgentes, e solicitamos a presença da superintendente do Ibama e de representantes da sociedade civil para um diálogo direto e transparente, em busca de soluções justas e equilibradas”, finaliza a nota.