×

Últimas

Professora acreana é selecionada para representar o estado em encontro nacional sobre saúde da população negra

A professora e ativista acreana Rita Mota foi a única representante do Acre selecionada para participar do I Encontro Nacional em Educação e Saúde da População Negra, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025, em Brasília.

O evento, promovido pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde, reuniu experiências de todo o país voltadas para o enfrentamento ao racismo na saúde e à promoção de práticas educativas voltadas à população negra.

Ao todo, 536 experiências foram mapeadas em território nacional, das quais 79 foram selecionadas para debate e compartilhamento no encontro.

Entre elas, o trabalho desenvolvido por Rita Mota chamou atenção pela abordagem sensível e integrada, construída no âmbito da Educação Especial.

A experiência apresentada pela professora envolve uma intervenção em saúde mental com estudantes, incluindo ações de acolhida, escuta qualificada, identificação de situações de racismo, atendimento, encaminhamento à rede de apoio e a realização de arte vivências como instrumento de expressão e sentimento de pertencimento da identidade. O processo é articulado com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), promovendo consciência racial e contribuindo diretamente para o bem-estar emocional dos alunos.

Segundo Rita Mota, o trabalho busca garantir que estudantes em situação de vulnerabilidade recebam atendimento humanizado e que o racismo seja reconhecido como determinante social de saúde.

Em Brasília, ela apresentou os resultados dessas ações e dialogou com gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país sobre estratégias de enfrentamento ao racismo institucional.