Rio Branco, AC, 14 de abril de 2024 22:07

Profissionais do Centro Socioeducativo Aquiry, relatam agressão e ameaças por parte da família de um dos internos

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Alerta Cidade recebeu um material audiovisual onde uma suposta mãe de um interno do Centro Socioeducativo Aquiry, agride verbalmente os profissionais do ambiente que tentam acalmá-la, após ela acusar estes de a derrubarem.

“Tenho medo de vocês não, bando de covarde”, diz a mãe do menor infrator.

Após o acontecimento, o Centro Socioeducativo emitiu uma nota.

“A equipe SOCIOEDUCATIVO.ACRE expressa veementemente seu repúdio em relação às atitudes da mãe e a irmã de um adolescente sob custódia no Centro Socioeducativo Aquiry.

Essa família tem constantemente demonstrado desrespeito, hostilidade e constrangimento à equipe de segurança e técnica, chegando ao extremo de agredir um agente socioeducativo e equipe técnica, incluindo a assistente social foi agredida, bem como faz várias ameaças a equipe técnica e equipe de segurança.

Essas ações são inaceitáveis e comprometem a segurança e o ambiente de trabalho dos profissionais que se dedicam ao cuidado e ressocialização dos adolescentes. Tais comportamentos não condizem com a ética e o propósito do centro socioeducativo.

Relatamos a urgente necessidade de intervenção das instituições responsáveis diante das atitudes graves protagonizadas pela mãe e irmã do adolescente internado.

Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado, documentando as agressões contra o agente socioeducativo e as ameaças aos agentes socioeducativos e à equipe técnica, especialmente à assistente social.

Solicitamos a atenção das autoridades competentes para que medidas cabíveis sejam tomadas visando a segurança da equipe e a manutenção da ordem no Centro Socioeducativo Aquiry. É imperativo garantir um ambiente seguro para a execução do trabalho socioeducativo e para o bem-estar do adolescente em processo de ressocialização”, pontuou.

O caso deve ser apurado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (SEJUSP).