×

Últimas

Programa de incentivo à produção de Mandioca beneficia 250 produtores da região do Alto Acre

Com o objetivo de fortalecer a produção e a renda familiar para centenas de produtores rurais, o governo do Acre por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), está desenvolvendo o programa de incentivo ao plantio de mandioca em todo o estado.Projeto irá contemplar 250 produtores nesta 1ª fase.

Segundo a engenheira agrônoma Diana Cristina Braga, que é responsável pela cadeia produtiva da mandioca na Seagri, a iniciativa é contribuir diretamente para diversos aspectos da produção e da vida do agricultor. “Essa ação contribui diretamente para o aumento da produtividade e a redução do esforço físico no preparo do solo e no plantio, tornando o processo mais rápido, eficiente e de menor custo”, explica Diana Braga.

Neste primeiro momento, a Seagri irá  contemplar 250 produtores, totalizando 500 hectares de área plantada.

A iniciativa prevê a concessão de 2 hectares de terra para o plantio de mandioca a cada produtor beneficiado. A meta final do programa é atender 350 famílias, alcançando 700 hectares de área plantada em todo o estado.

O programa que inicia pela região do Alto Acre, irá beneficiar 100 produtores, o que corresponde a 200 hectares. Os municípios contemplados nesta fase são: Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Nesta etapa inicial, o investimento em mecanização e gradeação é de R$ 400 mil, destinado para preparar o solo e otimizar o processo de plantio.

Já na segunda fase do projeto, que abrange a região do Juruá, serão beneficiadas 150 famílias, totalizando 300 hectares nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima  e Rodrigues Alves. Devido ao período chuvoso na região, a execução desta etapa está prevista para o início do verão de 2026.

A engenheira agrônoma ressalta ainda que o investimento na mecanização rural tem um impacto social e econômico duradouro. “Essa ação estimula a permanência das famílias no campo e impulsiona o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais beneficiadas”, conclui.

O programa se apresenta como uma importante ferramenta para impulsionar a agricultura familiar, gerar renda e expandir a área de cultivo de mandioca no estado do Acre. Assessoria Secom.