O município de Acrelândia celebra um importante avanço na regularização fundiária urbana. O programa Minha Terra de Papel Passado, coordenado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), está oficialmente em andamento e beneficiará aproximadamente 2 mil famílias, proporcionando segurança jurídica, valorização imobiliária e melhorias na infraestrutura local.
No dia 26 de março, o Iteracre recebeu em sua sede, em Rio Branco, o presidente da Câmara de Vereadores de Acrelândia, Vitor, ocasião em que foram discutidos os encaminhamentos para a retomada dos trabalhos de regularização nos bairros 28 de Março, União e Centro. A iniciativa representa um investimento estimado de R$ 6 milhões e será viabilizada com apoio do Governo do Estado, por meio do Iteracre.

A diretora-presidente do Iteracre expressou satisfação com o início dos trabalhos em Acrelândia. “Temos um compromisso com a população e não medimos esforços para superar os entraves técnicos e burocráticos. Desde 2023, adotamos um perfil resolutivo. Todas as áreas que iniciamos, levamos até o fim, até a entrega dos títulos nas mãos dos beneficiários”, destacou.
Um dos principais obstáculos à regularização em Acrelândia foi superado com a colaboração da Colonacre, empresa proprietária das terras ocupadas. Por meio de um termo de cooperação técnica, assinado no dia 30 de abril, o Iteracre obteve autorização formal para iniciar o processo de regularização fundiária nas áreas em questão. A diretora do Iteracre fez questão de agradecer à diretoria técnica e jurídica do instituto pelo trabalho ágil e eficiente, e ao presidente da Colonacre, Marcelo Messias, pela sensibilidade ao projeto.

“Esse trabalho envolve muitas mãos e a união de esforços entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Acrelândia, o Tribunal de Justiça do Acre e a Corregedoria-Geral. A atuação em campo da nossa equipe segue a determinação do governador Gladson Cameli, que reafirma mais uma vez seu compromisso com o povo de Acrelândia”, ressaltou.
A previsão é que a entrega dos títulos ocorra em agosto, em cerimônia oficial com a presença do governador, autoridades locais e representantes das instituições parceiras.