
Projeto Cidade em Lápis apresenta turismo do Acre em Conferência Internacional de Arquitetura e Urbanismo em Brasília
O projeto Cidade em Lápis, que destaca pontos turísticos do Acre por meio de desenhos, foi apresentado a última quarta-feira, 4, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) Jovem do Acre, em uma conferência que reúne profissionais do segmento nacional e internacional, em Brasília (DF). O projeto, lançado em abril deste ano, foi criado pelo Cau Jovem Acre em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete). Desde o lançamento, o projeto tem conquistado o público e ganhado destaque em eventos por meio de adeptos e apoiadores do projeto.Projeto Cidade em Lápis foi lançado em abril, em Rio Branco.
Rodrigo Alencar, que integra o time de arquitetura da Sete e é membro do CAU Jovem do Acre, apresentou o projeto Cidade em Lápis na conferência. Segundo Rodrigo, o convite para a apresentação, que reuniu profissionais e estudantes de todo o país e do exterior, foi feito pelo Conselho Nacional, que reconheceu as ações representativas do Cau Jovem Acre.Servidor da Sete e membro do CAU Jovem do Acre, Rodrigo Alencar apresentou projeto Cidade em Lápis, em evento internacional em Brasília (DF).
“O CAU Jovem do Acre foi o único chamado para palestrar de todos os estados. E isso chamou a atenção. E, sem a Sete, não conseguiríamos fazer as atividades, a gente não teria conseguido fazer o Cidade em Lápis”, afirmou o arquiteto.
Além do jovem arquiteto Rodrigo Alencar, a equipe que representa os jovens arquitetos do Acre no evento também é composta pela conselheira de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do CAU Jovem, Ana Bambuzini, a professora Dandara Cunha e a estudante Isadora Júlia. Ainda segundo Rodrigo, o apoio da conselheira federal, Teresinha Melo, e da presidente do CAU/AC, Dandara Brito, foi importante para que os projetos fossem apresentados no evento.Representando o CAU Jovem do Acre estiveram o jovem arquiteto Rodrigo Alencar, a professora Dandara Cunha, a conselheira de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do CAU Jovem, Ana Bambuzini, e a estudante Isadora Júlia.
Jackson Viana, diretor de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), enfatizou que a parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) surgiu com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico e a arquitetura do Acre, muitos dos quais são pontos turísticos do estado.
“No primeiro semestre de 2025, a secretaria celebrou uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo para a construção de um projeto que valorizasse tanto o patrimônio do Acre, e consequentemente também valorizasse os nossos pontos turísticos. Então nós decidimos, em conjunto, realizar o projeto que teve seu lançamento durante o Dia Mundial da Criatividade, onde nós realizamos algumas atividades com crianças, tanto no Horto Florestal, quanto no shopping de Rio Branco”, afirmou o diretor.Diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destacou o potencial da parceria entre Sete e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Ainda segundo Jackson, o reconhecimento do projeto tem gerado resultados positivos em meio ao público. “O projeto veio se desenvolvendo ao longo do ano, e nós tivemos uma adesão muito positiva por parte da sociedade, por parte das instituições, que sempre têm nos convidado para levar e fazer essas atividades recreativas com as crianças, que fortalece a identidade do povo acreano, o sentimento de pertencimento do povo, especialmente das crianças, que são o principal público alvo desse projeto. E, consequentemente, isso tem valorizado muito o nosso turismo e a nossa imagem enquanto estado rico em cultura e história”, destacou o diretor de Turismo da Sete.