Na última terça-feira, 3, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Thalles Ferreira, foi homenageado durante a cerimônia de abertura da 11ª Semana de Direitos Humanos, realizada em Rio Branco.
Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHC), a solenidade homenageou instituições públicas, organizações da sociedade civil e personalidades que atuam na defesa dos direitos humanos.
Thalles Ferreira é titular da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e foi reconhecido por sua atuação na fiscalização e na promoção do desenvolvimento de políticas públicas na área.
“Fiquei muito agradecido com essa homenagem porque tenho pouco tempo nessa área de direitos humanos. O Ministério Público tornou-se um parceiro do Estado e dos movimentos sociais para garantir que os direitos sejam efetivados, e o reconhecimento veio em tão pouco tempo. Isso me deixa bastante entusiasmado para trabalhar ainda mais em prol dos hipervulneráveis, garantindo que não haja retrocessos nos direitos humanos fundamentais”, destacou.
A 11ª Semana de Direitos Humanos faz parte das celebrações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorada em 10 de dezembro. A data marca a proclamação, pela Assembleia Geral da ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.
Considerado o primeiro documento universal de proteção aos direitos humanos, o DUDH inspira constituições democráticas ao redor do mundo.