Rio Branco, AC, 14 de julho de 2024 06:03

Qual nome você daria para os novos membros caninos da Polícia Civil?

Facebook
Twitter
WhatsApp

Cães são doados para PCAC e instituição lança campanha para escolha dos nomes dos novos membros

Antônio Odenilton Aguiar da Silva, advogado e criador de cães da raça pastor belga de mallinois, realizou uma generosa doação de dois filhotes ao Núcleo de Operações com Cão (NOC), um braço da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil do Acre (PCAC). A iniciativa visa fortalecer as operações policiais, contando com a habilidade e treinamento específico dessa raça reconhecida por sua inteligência e agilidade.

Na oportunidade a PCAC lança uma votação através do site oficial (pc.ac.gov.br), para a população participar na escolha do nome dos filhotes. São três nomes levantados para cada um: 1- Zelda, Atena ou Hera, 2- Nala, Arya ou Kyra.

Ainda no ano passado, equipe de policiais civis do NOC se deslocou até o município de Boca do Acre para receber os dois filhotes doados por Antônio Odenilton. A ação foi possível graças à intermediação de um policial penal que atua no Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que trabalha com cães e identificou o criador como um potencial colaborador para a instituição.

“O policial penal, que acompanhou a equipe do NOC durante a visita a Boca do Acre, desempenhou um papel fundamental na escolha dos filhotes, garantindo que os animais atendessem aos critérios necessários para as futuras atividades policiais”, informou o delegado Getúlio Monteiro.

Os cães doados serão submetidos a um processo de adestramento realizado pelos próprios policiais do NOC, sob a supervisão do Policial Penal Laurenio, responsável pela intermediação da doação. A expectativa é que, após o treinamento, os animais possam desempenhar um papel fundamental nas operações policiais, contribuindo para o trabalho eficaz da PCAC. A iniciativa de Antônio Odenilton Aguiar da Silva destaca a importância da colaboração entre cidadãos engajados e as forças de segurança, promovendo o fortalecimento da segurança pública do Acre.