“Quando o Estado se ausenta, outro poder ocupa esse lugar”, diz Luciano Hulk sobre operação que deixou centenas de mortos no Rio de Janeiro
Durante o programa “Domingão do Huck” exibido neste domingo, o apresentador Luciano Huck fez um pronunciamento emotivo sobre a violência urbana no Rio de Janeiro, destacando os impactos da criminalidade e das operações policiais na vida da população.
Antes de encerrar o programa e entregar a atração para o “Fantástico”, Huck pediu um minuto de atenção do público para abordar o tema. O apresentador, que é paulista, mas vive no Rio de Janeiro há 25 anos, afirmou que a cidade escolhida para criar seus filhos enfrenta há décadas um modelo de segurança pública que, segundo ele, não apresenta resultados satisfatórios.
“Quando o Estado se ausenta, outro poder ocupa esse lugar e é justamente isso que precisa mudar, é preciso reconstruir o sentido de pertencimento”, disse o apresentador.
O apresentador destacou a necessidade de ações coordenadas entre todos os níveis de governo para combater o narcotráfico, além de medidas que incluam sufocamento financeiro das organizações criminosas, valorização dos policiais e, principalmente, a criação de oportunidades e perspectivas para jovens em comunidades vulneráveis.
“É preciso valorizar a polícia e o policial, mas é preciso mais do que isso, é preciso gerar oportunidade, dar perspectiva para quem nasce nesses recortes da cidade do Rio de Janeiro”, pontuou Hulk.