A quarta friagem do ano promete trazer um clima gélido ao Acre no próximo domingo (30). A partir da meia-noite de sábado, ventos intensos vindos do sudeste começarão a soprar, anunciando a chegada da onda de frio polar.
De acordo com previsões meteorológicas do Portal Otempo Aqui, as temperaturas mínimas em cidades como Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira devem oscilar entre 11 e 14ºC, semelhante à friagem ocorrida no dia 25 de maio.
Este fenômeno meteorológico trará não apenas baixas temperaturas, mas também a possibilidade de chuvas no fim de semana. Não se pode descartar a ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias em algumas regiões.
O domingo será marcado por um clima frio, nublado e ventilado, com temperaturas máximas durante a tarde abaixo de 22ºC, intensificando a sensação de frio devido aos ventos fortes que sopraram especialmente no leste e sul do Acre.
A onda de frio atingirá também o vale do Juruá e o sul do Amazonas, embora com menor intensidade, afetando principalmente Boca do Acre. Em Rondônia, os vales dos rios Guaporé e Mamoré, bem como a microrregião de Vilhena, também sentirão os efeitos do frio.
A friagem que chegará neste final de semana, será a quarta do ano. Até agora, as menores temperaturas registradas em 2024 no Acre foram 11,8ºC em Epitaciolândia e 13,1ºC em Rio Branco, no dia 29 de maio.
Para os primeiros dias de julho, a previsão é de dias secos com muito sol e baixa umidade do ar, com percentuais entre 20 e 30%, colocando a população em estado de atenção para a saúde humana. Em Rio Branco, o menor percentual de umidade registrado foi 39%, nos dias 24 e 25 de junho, quando também foi registrada a maior temperatura do ano, com 35,1ºC no dia 25.
Com informações do Portal Otempo Aqui.