A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que contempla 6.257.108 contribuintes e movimenta R$ 11 bilhões — o maior lote da história tanto em número de beneficiados quanto em valor total.
Além das restituições regulares, o lote também inclui valores residuais de anos anteriores. Todo o montante será destinado a contribuintes com prioridade legal ou que adotaram procedimentos que passaram a dar preferência no reembolso neste ano.
Entre os beneficiados, estão 2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix. Outros 2.346.445 contribuintes têm entre 60 e 79 anos. Também estão contemplados 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Pessoas com mais de 80 anos somam 240.081 beneficiados, e 199.338 pessoas com deficiência física ou mental, ou com doenças graves, também terão direito à restituição neste lote.
Apesar de não estarem listados como prioritários por lei, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção de recebimento via Pix passaram a ter prioridade neste ano.
A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal (gov.br/receitafederal), acessando a área “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.
O pagamento será efetuado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o valor não seja creditado — por exemplo, se a conta estiver desativada — a restituição ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se não houver o resgate dentro de um ano, o valor poderá ser solicitado por meio do Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Caso o contribuinte não esteja incluído neste primeiro lote, poderá acessar o e-CAC para verificar possíveis pendências. Se for identificado algum problema, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de pagamento.