As eleições municipais de 2024, especificamente em Rio Branco, podem ter grande influência no pleito estadual que acontecerá em 2026. Com nomes como Emerson Jarude (NOVO), Marcus Alexandre (MDB) e Sebastião Bocalom (PL), a disputa pela prefeitura da capital acreana tende a ser intensa, e um dos maiores embates políticos da última década.
É sabido que as eleições municipais influenciam diretamente no pleito estadual. É quando as alianças são fixadas para os apoios na eleição seguinte.
Quando se fala em 2026, no Acre, a vice-governadora Mailza Assis (PP) deve ser candidata, como sucessora natural de Gladson Cameli (PP), que deve conquistar uma das vagas do Senado. Alan Rick (União Brasil), também se apresenta como um possível candidato ao governo do Estado, assim como Mazinho Serafim (Podemos), atual prefeito de Sena Madureira. No entanto, uma reviravolta traz à tona um novo nome. O Deputado Federal Eduardo Velloso (União Brasil), que começou a ser cotado como possível candidato ao Senado ou governo do Acre.
De acordo com informações extraoficiais, além de Eduardo Velloso potencialmente ser candidato ao Senado ou governo, a sua esposa, a Dra. Rejane Holanda, deve ser candidata ao cargo que hoje é ocupado pelo parlamentar, na Câmara Federal.
A possibilidade de Velloso ser candidato à vaga que vem sendo sonhada por Alan Rick, é algo que deve ser tornar foco de intensos debates no União Brasil muito em breve, podendo haver rachaduras antes não previstas.