Rio Branco, AC, 21 de abril de 2024 06:52

Rio Branco terá semáforos inteligentes para melhorar o trânsito da capital

Facebook
Twitter
WhatsApp

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o superintendente da RBTrans, Benício Dias, apresentaram à sociedade, na manhã desta sexta-feira (12), os sistemas de semáforos inteligentes que integrarão o trânsito da capital. Segundo o superintendente, foram adquiridos 60 grupos semafóricos que devem proporcionar maior fluidez ao trânsito de Rio Branco.

Benício: “Trânsito ficará muito mais tranquilo” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com o Superintendente da RBTrans, Benício Dias, com a medida o trânsito ficará muito mais tranquilo.

“Este sistema inteligente cuidará de distribuir os veículos conforme a necessidade daquele cruzamento. Ele sozinho consegue fazer a leitura de qual a via tem maior tráfego e passará esses veículos segurando a outra via até que o trânsito se equilibre. Vai fazendo um rodízio entre as esquinas, comportamento realizado autonomamente pela inteligência artificial”, informou.

“São três milhões de investimento em  equipamentos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom disse que a integração tornará Rio Branco uma cidade mais moderna. Inicialmente, serão instalados dois para teste, um na Avenida Ceará, próximo à Agroboi e outro em frente ao terminal urbano. A previsão é que nos próximos meses todos os semáforos estejam instalados nas principais vias da cidade. O investimento foi de 3 milhões de reais, recursos próprios.

“A mobilidade urbana é crucial em uma cidade que quer ser moderna e atualizada. São três milhões de investimento nesses equipamentos, 60 câmeras inteligentes e duas super inteligentes, que controlarão o fluxo, liberando ou não o trânsito naquele sentido.”

O prefeito ainda afirmou que Rio Branco é a sétima cidade brasileira a adotar esse sistema de câmeras inteligentes.

“Estou feliz com isso, pois somos considerados a terceira capital mais pobre do Brasil, mas acredito que seremos a capital mais inteligente, bonita e organizada da região norte. Se Deus quiser”, concluiu.