
Santander apoia projeto no Acre voltado à proteção de idosos em situação de vulnerabilidade
O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, é uma das localidades beneficiadas pela 23ª edição da campanha nacional Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, promovida pelo Santander Brasil. A iniciativa incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para projetos sociais voltados à proteção de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, o projeto “Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa”, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foi selecionado para receber recursos. Atuando principalmente na zona rural do município, o projeto já atendeu 1,5 mil idosos e seus familiares, levando atendimento domiciliar com equipe técnica qualificada.
A proposta para 2026 inclui a locação de uma caminhonete 4×4 e um barco para alcançar áreas remotas, além de fortalecer ações educativas, promover a convivência entre idosos com e sem mobilidade e ampliar o trabalho conjunto com a rede de saúde local.
A ação integra um esforço nacional do Santander para fortalecer redes de apoio e combater violações de direitos. Em todo o Brasil, a expectativa é arrecadar R$ 34 milhões até o dia 21 de novembro, apoiando 104 projetos em 21 estados e beneficiando mais de 16 mil pessoas.
Violência em alta reforça urgência da mobilização
O cenário social do Brasil impõe desafios urgentes. Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam que, apenas nos três primeiros meses de 2024, foram registradas mais de 42 mil denúncias de violações de direitos contra idosos, número superior ao dos anos anteriores. O aumento da violência doméstica (7,8%) e dos maus-tratos (8%) também acende um alerta para a necessidade de ações preventivas e de proteção.