×

Últimas

Saúde Itinerante leva atendimento especializado em neuropediatria ao Alto Acre nos dias 7 e 8 de novembro

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promove nos dias 7 e 8 de novembro mais uma edição do Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria, que beneficiará a população da região do Alto Acre. O município-sede da ação será Brasileia, com atendimentos realizados no Hospital Regional do Alto Acre.

A programação inclui uma ampla oferta de consultas e atendimentos especializados, entre eles neuropediatria, pediatria, odontopediatria, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia. Também será feita a emissão da carteira e-Ceptea (voltada ao cadastro e acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista) e o serviço de regulação ambulatorial para marcação de consultas e exames especializados.O programa realiza atendimento em todas as regionais do Acre.

A ação conta com o apoio direto da direção do Hospital Regional do Alto Acre e das secretarias Municipais de Saúde de Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri, que uniram esforços para garantir a infraestrutura, o suporte técnico e logístico necessários à realização dos atendimentos e ao acolhimento das famílias atendidas.

A expectativa é atender cerca de 200 crianças, incluindo consultas de primeira vez e retornos, garantindo o acesso integral ao cuidado em saúde infantil. “Estamos mobilizando uma equipe preparada e toda a estrutura necessária para garantir um atendimento acolhedor e resolutivo. Nossa missão é aproximar o cuidado das famílias, oferecendo os serviços onde elas estão e assegurando que nenhuma criança fique sem acompanhamento especializado”, destacou Rosemary Ruiz, chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre.Rosimary Ruiz é coordenadora do programa.

Atendimento especializado e multiprofissional

O Saúde Itinerante é um programa consolidado do governo do Acre que leva atendimento médico e multiprofissional a comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso, reduzindo as barreiras geográficas que ainda limitam o acesso aos serviços de saúde. A iniciativa é fruto da parceria entre o governo estadual e as prefeituras, e conta com o empenho de equipes compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Mais do que ampliar o número de atendimentos, o programa cumpre um papel estratégico na descentralização dos serviços de saúde, permitindo que regiões mais distantes e isoladas também recebam atenção especializada, antes concentrada nos grandes centros urbanos. Essa capilaridade garante que o cuidado chegue de forma equitativa a toda a população acreana. Assessoria Secom.