Representando o governo do Acre a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, juntamente com procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Silva Cesário Rosa, participaram de uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, reunião que para tratar o objetivo de combater as queimas na Amazônia.
Reunião está que foi marcada com a presença de líderes estaduais , para que mostrassem as medidas emergenciais que estão sendo executadas para combater os incêndios, especificamente em cada localidade. A adoção de providências emergenciais já haviam sido determinadas pelo Supremo em março deste ano.
Entre as medidas prioritárias na agenda estava a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), além dos planos específicos dos estados. No Acre há o Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) que objetiva a redução do desmatamento e degradação da vegetação nativa, bem como controlar as queimadas. e os incêndios florestais.
“Abordamos os desafios da validação e integração no sistema federal do CAR e do Sinaflor, que são pilares fundamentais na nossa luta contra o desmatamento e queimadas. Ao garantir a regularização ambiental e a rastreabilidade dos produtos florestais, geramos uma fiscalização mais eficaz e transparente”, destacou a secretária do meio ambiente.
Além disso, a secretária Julie Messias destacou as ações prioritárias do governo no enfrentamento às queimadas, com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).