×

Últimas

Secretaria da Mulher lança prêmio sobre enfrentamento e combate à violência contra as mulheres; veja como irá funcionar

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) lança o Prêmio Laço Branco e Laço Lilás pelo Fim da Violência de Gênero, por meio da Portaria nº 199/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26. As inscrições estão abertas de 26 de setembro a 24 de outubro, para candidatos que se destaquem no enfrentamento e combate à violência contra as mulheres, com ênfase nas áreas de prevenção, conscientização e promoção dos direitos da população feminina.

Instituído pelo governo do Acre no Decreto n° 11.603, em dezembro de 2024, o prêmio será concedido sob a forma de laço branco, para homenagear os homens, e de laço lilás, para homenagear as mulheres, em reconhecimento à sua contribuição no combate à violência de gênero.

A iniciativa visa reconhecer ações de promoção da igualdade de gênero e defesa dos direitos das mulheres e, principalmente, incentivar a conscientização social e a mobilização em prol da erradicação da violência contra as mulheres.

Conforte o decreto, o Laço Branco e o Laço Lilás serão concedidos a homens e mulheres que se destacarem em uma ou mais das seguintes áreas:

1 – Conscientização e educação: desenvolvimento ou participação em campanhas e programas educativos para modificar padrões de comportamento e promover igualdade de gênero;
2 – Políticas públicas: envolvimento na formulação ou execução de políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra as mulheres;
3 – Apoio a vítimas: atuação em redes de apoio a mulheres vítimas de violência, oferecendo assistência jurídica, psicológica ou social;
4 – Exemplos de liderança: comportamentos e atitudes que se tornem referência de respeito e solidariedade no enfrentamento da violência.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, no período de 26/09/2025 a 24/10/2025, mediante envio de:

• Formulário de inscrição devidamente preenchido;
• Breve currículo ou histórico do(a) participante;
• Justificativa para o reconhecimento da experiência (máximo uma lauda);
• Descrição das ações, projetos ou atividades desenvolvidas, acompanhada de documentos comprobatórios, como relatórios, fotografias, gráficos, depoimentos ou outros documentos relevantes (máximo cinco laudas);
• Informações sobre a equipe envolvida (se houver).

As inscrições poderão ser feitas presencialmente na sede da Semulher, situada na Rua João XXIII, n.º 1137, bairro Village Wilde Maciel, Rio Branco/AC, CEP 69.918-494, ou por e-mail: sec.mulheresac@gmail.com, com o assunto “Inscrição – 1ª Edição do Prêmio Laço Branco e Laço Lilás – 2025”.

Formulário de inscrição: https://drive.google.com/drive/folders/1QQfLAIA9EB9V6yadihj0u_siOZzx7-rr?usp=sharing

Critérios de seleção

Serão entregues 16 prêmios, sendo quatro para cada área de reconhecimento prevista. A seleção ficará a cargo de Comissão Especial designada pela Secretaria da Mulher, observando-se a relevância e impacto social das ações, a inovação e alcance das iniciativas e a efetiva contribuição para a prevenção e combate à violência contra as mulheres.

O resultado final será divulgado no site oficial da Semulher e no Diário Oficial do Estado, até o dia 10 de novembro de 2025. A cerimônia de entrega ocorre durante a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro, em local e data a serem divulgados.

O reconhecimento incluirá Placa de Reconhecimento, divulgação das experiências vencedoras em canais oficiais do governo do Acre, e possibilidade de apresentar a experiência em futuros eventos ou publicações.

Por: Agência de Notícias do Acre.