Rio Branco, AC, 16 de abril de 2025 02:14
img_2501-1.jpg

Wendell Barbosa compartilha trajetória e destaca importância de políticas públicas para o esporte

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Durante entrevista ao programa Se Liga, com Íam Arábar, o secretário municipal de Esportes de Rio Branco — que também é bicampeão mundial de Jiu-Jitsu, Wendell Barbosa compartilhou os bastidores de sua trajetória como atleta e falou sobre os desafios enfrentados pelos esportistas para conquistar espaço e apoio, tanto do poder público quanto da iniciativa privada.

Com uma fala sincera e inspiradora, o secretário relatou que passou sete anos bancando sozinho suas viagens e competições no Brasil e no exterior, sem qualquer tipo de apoio governamental. 

“Durante sete anos, viajei o mundo inteiro tirando do meu bolso. Foram 95% ou 99% do meu próprio dinheiro, contando apenas com a ajuda de parceiros da rede privada”, relembrou. Ele destacou a importância do reconhecimento e da gratidão pelas oportunidades, mencionando que o primeiro apoio do poder público veio por meio do secretário estadual Ney Amorim, que viabilizou uma passagem aérea para uma competição internacional em Dubai. “O Ney foi o primeiro cara que me deu uma passagem, assim pra outros países, que eu consegui, através do governo do estado do Acre”, reforçou.

Durante a entrevista, Wendell fez questão de destacar que o investimento em atletas deve ser algo pensado com critério, tanto pelo poder público quanto pelas empresas. Ele criticou a postura de atletas iniciantes que esperam apoio imediato, mesmo sem demonstrarem preparo e dedicação contínuos. 

Segundo ele, os atletas precisam entender o papel da visibilidade e do marketing pessoal. “Você precisa ser visto. Não tem jeito. É aquela coisa: você precisa ser visto para ser lembrado”, destacou.

O secretário finalizou reforçando o apoio ao esporte em Rio Branco. “Porque eu acredito muito nisso, que quanto maior a visibilidade do esporte, é importante também para maiores praticantes também. Então, a gente acredita nisso e a gente vai também montar estratégias para que isso possa acontecer através de recursos federais”, pontuou Wendell.