Rio Branco, AC, 22 de janeiro de 2025 09:07
photo-output-1.png

Secretário de obras evita responder questionamento sobre desbarrancamento do Calçadão do Mercado Velho 

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O responsável pela Secretaria de Estado de Obras Públicas do Acre (SEOP), Ítalo Lopes, foi procurado pela equipe de reportagens do Alerta Cidade a fim de esclarecer um questionamento intrigante por parte dos microempreendedores que atuam na região do Novo Mercado Velho. O gestor, por meio de sua comunicação, foi indagado se havia alguma coisa que poderia ter sido feita para evitar ou diminuir o impacto do desbarrancamento do calçadão da região.

À equipe de reportagens, a assessoria de comunicação do secretário informou que ele estava em reunião, mas que logo mais forneceria os devidos esclarecimentos. Algo que não aconteceu.

No final de 2023 o governo do Acre, por meio da SEOP, avançou na obra de recuperação do Calçadão do Novo Mercado Velho, área que está à margem esquerda do Rio Acre, compreendida entre as pontes Cel. Sebastião Dantas e Juscelino Kubitschek (Ponte Metálica), no Centro de Rio Branco.

De acordo com informações oficiais, a obra contou com a recuperação do calçamento afetado, em torno de 2 mil m². O investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do Estado. Um valor que se transformou um gasto, dada situação que o local se encontra no começo de 2025.

Ainda no final de 2024, menos de um ano após a reforma realizada pela SEOP, o local havia desbarrancado, tornando difícil a trafegabilidade dos pedestres na região, afetando diretamente a economia local. 

A não resposta do secretário acerca das indagações feitas pode não apenas deixar claro que esta situação não é uma preocupação para ele, como também esboça uma suposta indiferença para com os trabalhadores que estão sendo diretamente prejudicados por uma situação que talvez pudesse ter sido amenizada. 

O Alerta Cidade segue à disposição para eventuais esclarecimentos por parte dos envolvidos.