O Dia dos Pais tem origens antigas, e em vários países é comemorados de formas distintas do que somos acostumados aqui no Brasil. Neste domingo (11), todos os brasileiros comemoram a data em homenagem à figura paterna, mas a história é mais antiga do que podemos imaginar.
Segundo a versão mais moderna, começou nos Estados Unidos no início do século XX, quando em 1909, a jovem Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil chamado William Jackson Smart, propôs a ideia de um dia para homenagear os pais.
A inspiração veio pela data do Dia das Mães, que já estava sendo celebrado, Sonora desejava homenagear o seu pai, que teria criado seus seis filhos sozinho após a morte da esposa. O primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910, na cidade de Spokane, Washington.
A celebração no Brasil:
No Brasil, a comemoração do Dia dos Pais foi introduzida em 1953, a partir de uma iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que trabalhava para o jornal O Globo. A ideia era criar uma data que, além de homenagear os pais, tivesse também um apelo comercial, semelhante ao Dia das Mães.
O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi celebrado em 14 de agosto de 1953, coincidindo com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família na tradição católica. Posteriormente, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto, onde é comemorada até hoje.