O Governo do Acre, por meio de suas secretarias, anunciou uma reforma física nas dependências do prédio que abriga a Polícia Técnica-Científica (PTC). A decisão foi informada durante uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para o sucesso da iniciativa. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos implementar melhorias efetivas em nosso sistema de segurança. O trabalho conjunto garantirá que nossas ações sejam mais eficazes e que possamos atender melhor à população”, afirmou.
Por sua vez, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, enfatizou a importância de um planejamento estratégico para viabilizar a reforma e a construção de uma nova sede. “A Seplan tanto viabiliza a disponibilização dos recursos orçamentários para assegurar a reforma imediata quanto continuará trabalhando para captar recursos do orçamento geral da União para construção da nova sede do instituto de polícia técnica e científica”, explicou Brandão.
A secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, reforçou a relevância da obra e a parceria entre as secretarias. “A Seop está como uma secretaria parceira nas melhorias dos prédios públicos e agora nós temos a missão de reformar as instalações da Polícia Civil e as instituições vinculadas a ela”, destacou Damásio.
Pouco antes do encontro, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, também realizou a entrega de quatro câmeras fotográficas profissionais para os núcleos da Polícia Técnica-Científica no interior do estado. A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime.