Selecionado por mãos femininas, café sai de Xapuri para o Canadá, e se torna destaque na Semana Internacional do Café 2025
Café de Ilda Soares é destaque na Semana Internacional do Café por passar por seleção via mãos femininas
A produtora Ilda Soares, de 48 anos, natural de Xapuri, está representando o Acre na Semana Internacional do Café 2025 (SIC), em Belo Horizonte (MG), com o café produzido na Colônia Bela Vista. Ilda foi a grande campeã do Prêmio QualiCafé Acre 2025 e agora o seu produto está entre os melhores cafés do Brasil, conquistando admiradores e abrindo portas para o mercado internacional.
Durante o evento, considerado o maior da cafeicultura da América Latina, Ilda compartilhou sua trajetória e destacou que participar da SIC é uma porta de grandes oportunidades, permitindo que o café acreano mostre sua qualidade para o mundo.
“O nosso café saiu de Xapuri para o Canadá. Agora a gente está conseguindo chegar no mundo”, comemorou a produtora.
O café da Colônia Bela Vista tem feito sucesso não apenas pelo sabor e aroma marcantes, mas também pelo processo de seleção feito inteiramente por mãos femininas, um trabalho cuidadoso, que valoriza o olhar detalhista e a dedicação das mulheres que participam de cada etapa da produção.
O secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, destacou a importância de produtoras como Ilda para o fortalecimento da cafeicultura no estado.
“Ilda representa o orgulho do Acre. O sucesso do café dela é o reflexo de um trabalho coletivo, de uma política de incentivo e de valorização das mulheres do campo. Hoje, o café acreano é sinônimo de qualidade e reconhecimento internacional”, afirmou Tchê.
A presença de Ilda Soares na Semana Internacional do Café reforça que o Acre vive um novo momento na produção cafeeira, marcado pela qualidade, inovação e protagonismo feminino, levando o nome do estado cada vez mais longe.