No próximo dia 28 de agosto, das 8h às 12h, o Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (UFAC), sediará o seminário “Pagamentos por Serviços Ambientais na Amazônia: Discutindo os Resultados do Programa A Renda da Floresta”. O evento, gratuito e com certificado, reunirá especialistas e participantes do programa para apresentar à sociedade os resultados alcançados.
O Professor Dr. Paulo Trazzi, coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFAC, mediará o seminário. Segundo Trazzi, o evento é fundamental para “conectar a pesquisa acadêmica com as realidades das comunidades amazônicas, mostrando como o conhecimento científico pode impactar positivamente a conservação e o desenvolvimento sustentável”.
Entre os palestrantes estão Miguel Scarcelo, diretor presidente da SOS Amazônia, e Gabriela Demarchi, pesquisadora responsável pelo projeto. “A Renda da Floresta coloca as pessoas no centro das soluções ambientais, essencial para o sucesso a longo prazo”, afirmou Demarchi.
Cauê Carrilho, pesquisador da USP que também participará do eventou, destacou que os dados que coletados “mostram que é possível conciliar preservação ambiental com geração de renda”. Wanderley Silva e Francisco Claudino, participantes do programa, também compartilharão suas experiências.
Na oportunidade, será exibido o documentário A Renda da Floresta, com direção de Diogo Soares, que retrata as experiências e impactos do programa nas comunidades da Amazônia.
O seminário tem como objetivo engajar a comunidade acadêmica, ambientalistas, gestores públicos, e todos interessados na preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.