Diante do aumento de casos de doenças respiratórias entre crianças, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encaminhou uma nota ao Alerta Cidade, para esclarecer informações que circulam sobre a suposta falta de atendimento pediátrico nas unidades de saúde do município.
Segundo o comunicado, todas as Unidades de Saúde contam com médicos capacitados para atender todos os ciclos de vida, incluindo o infantil, mesmo que não sejam especialistas em pediatria. A prefeitura reforça que, caso haja necessidade de atendimento especializado durante a consulta, as crianças são imediatamente encaminhadas para unidades que contam com pediatras.
Além disso, a gestão municipal destaca que, com o chamamento do concurso público em vigor, unidades como a URAP Roney Meireles passarão a contar com pediatras em seu quadro permanente.
O acesso ao atendimento pediátrico pode ser feito de duas formas:
Por encaminhamento direto de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde; Ou por agendamento feito pelos próprios responsáveis, sem a necessidade de avaliação prévia — medida que visa dar mais agilidade e facilitar o acesso ao serviço especializado.
Atualmente, o atendimento pediátrico está disponível nas seguintes unidades:
URAP Ary Rodrigues, URAP Rozangela Pimentel, URAP Vila Ivonete, URAP Eduardo Assmar, URAP São Francisco e Policlínica Barral y Barral.
Por fim, a Prefeitura de Rio Branco reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da rede de atenção primária e com o cuidado integral à saúde das crianças, especialmente neste período de maior incidência de síndromes respiratórias agudas, que requerem vigilância constante e resposta ágil do sistema público.