
Servidores de Rio Branco se reúnem com vereadores em busca de reajuste salarial
A sessão desta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Rio Branco foi interrompida para que os vereadores se reunissem com servidores municipais em busca de avanços na negociação por reajustes salariais.
Entre as categorias presentes estavam coveiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que reivindicam a atualização das tabelas de vencimentos.
Segundo o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assemurb), José Augusto, o município já recebe desde 11 de janeiro os repasses para garantir a correção do piso, mas a mudança ainda não foi aplicada nos salários.
“Todo mês de janeiro é feito o ajuste do piso. Desde o dia 11 de janeiro deste ano, o recurso já vem sendo repassado ao município, mas até agora não houve correção nas tabelas salariais. Essa é uma discussão que iniciamos ainda em 2022 e que permanece sem solução”, pontuou.
Os coveiros foram uma das categorias que mais cobraram reconhecimento durante a reunião. De acordo com representantes, eles tiveram papel essencial na pandemia, mas não receberam valorização.
“Os coveiros tiveram papel fundamental durante a pandemia, mas nunca receberam sequer um agradecimento. Além disso, perderam gratificações que garantiam a remuneração pelo trabalho aos finais de semana e em horários estendidos”, disse José Augusto.