Rio Branco, AC, 14 de abril de 2024 03:41

SESACRE realiza distribuição de autotestes de HIV para a população

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), iniciou a distribuição de autotestes do vírus da imunodeficiência humana (HIV) para a população. O objetivo da ação, é promover a autonomia das pessoa em realizar os testes e descentralização dos serviços públicos.

Além disso, a distribuição dos testes é uma forma de alcançar os indivíduos que estejam em maior exposição ao vírus, e que necessitem dos testes em uma maior frequência. A distribuição irá otimizar e facilitar os serviços públicos, abrangendo o público mais vulnerável.

A distribuição dos autotestes está sendo realizado nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Sena Madureira e Rio Branco. Na capital, serão distribuídos no Serviço de Assistência Especializada do Acre (SAE), nas Uraps Claudia Vitorino e na Francisco Roney Meireles.

O Autoteste de HIV

O autoteste é algo simples, em que a própria pessoa pode realizar no momento que achar melhor. Similar aos testes rápidos feito nas unidades, o autoteste de HIV é feito via fluido oral ou sangue e de fácil compreensão.

Os resultados podem ser reagente, que significa positivo ou não reagente, que significa negativo. Em caso de reagente, a pessoa deverá procurar uma unidade de saúde para a realização de mais exames.

De acordo com o chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, Jozadaque Beserra, o autoteste é priorizado para os pacientes que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), e que a distribuição será a partir de cadastro.

“Pacientes em PrEP têm direito ao autoteste, e o Ministério da Saúde envia quantidades reduzidas devido ao prazo de validade, evitando desperdícios. Reforçamos a importância da testagem regular, para combater a disseminação do HIV. Esse é um passo significativo para a promoção da saúde e o bem-estar da população do Acre”, destacou Jozadaque.