STF deve concluir julgamento de recursos de Bolsonaro nesta sexta e ex-presidente pode ser preso nos próximos dias
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal deve finalizar nesta sexta-feira (14) o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por outros seis réus acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. Os ministros analisam embargos de declaração, recurso que aponta supostas omissões ou contradições no acórdão proferido em setembro. Até agora, todos os votos tornados públicos rejeitam integralmente os pedidos das defesas.
Com a tendência de encerramento da fase recursal ainda hoje, o processo fica praticamente liberado para execução da pena, o que coloca Bolsonaro sob risco concreto de ser preso nos próximos dias, caso não haja mais recursos cabíveis.
A defesa do ex-presidente já indicou que pretende apresentar embargos infringentes, recurso que só existe quando há votos divergentes favoráveis à absolvição condição que não se aplica ao caso. Caberá ao relator, ministro Alexandre de Moraes, decidir se admite ou não o pedido. Caso considere o recurso incabível ou meramente protelatório, a tendência é acelerar a emissão da ordem de prisão.