
STF se prepara para julgar Bolsonaro e aliados; penas podem chegar a 43 anos de prisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, entre eles ex-ministros e ex-comandantes militares, acusados de participação na tentativa de golpe de Estado.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os acusados fazem parte do chamado “núcleo crucial” e respondem a cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
As penas máximas somadas podem chegar a 43 anos de prisão, caso os réus sejam condenados em todos os crimes. O julgamento no STF marca um momento histórico no país, ao analisar ações de membros do governo e militares que teriam atentado contra as instituições democráticas.
O caso é acompanhado de perto por autoridades, especialistas e a sociedade civil, dada a gravidade das acusações e as potenciais consequências para a estabilidade política e jurídica do país.