Rio Branco, AC, 13 de maio de 2025 21:49
img_7368-1.jpg

STF tem maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão, devido à sua participação em uma invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. O hacker Walter Delgatti também foi condenado à pena de oito anos pelo mesmo crime, ambos considerados culpados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

O julgamento, que teve início na sexta-feira, 9 de maio, e se estenderá até o dia 16 de maio, ocorre em plenário virtual, onde os ministros votam sem discussão. Nesse formato, os votos são depositados no sistema eletrônico do Supremo, o que limita o debate entre os magistrados, mas garante a agilidade do processo.

Além das penas de prisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Zambelli e Delgatti paguem juntos uma indenização de R$ 2 milhões. 

A decisão inclui a perda do mandato da deputada, a qual será executada após o trânsito em julgado da ação, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.