×

Últimas

TCE-AC repudia declarações de treinador do Vasco no Acre após denúncia de suposto estupro coletivo envolvendo atletas

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), uma nota pública em que manifesta repúdio diante da notícia de um suposto estupro coletivo envolvendo atletas vinculados ao Vasco do Acre. O caso está sob investigação policial.

No comunicado, a presidente do órgão, Dulce Benício, também critica declarações públicas feitas pelo treinador da equipe relacionadas ao episódio. Segundo a nota, embora a apuração dos fatos deva ocorrer com rigor técnico e respeito ao devido processo legal, não há qualquer justificativa para manifestações que relativizem a violência, transfiram a responsabilidade para a vítima ou utilizem estereótipos que desumanizam mulheres.

O TCE-AC ressalta que, em um estado marcado por índices elevados de feminicídio e estupro, expressões e narrativas que minimizam a gravidade da violência sexual não são neutras. A nota cita como exemplos termos e ideias que reforçam a culpabilização da vítima e que, de acordo com o órgão, são incompatíveis com os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade entre homens e mulheres.

“Em um estado que enfrenta índices elevados de feminicídio e estupro, expressões como “homens longe de casa”, a ideia de “invasão do alojamento” ou a rotulação de mulheres como “Maria Chuteira” não são neutras. Tais manifestações são incompatíveis com os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade entre homens e mulheres”, diz trecho da nota.