×
Imagem destaque

Últimas

Terremoto mais forte desde 2011 provoca tsunami que evacua milhões no Pacífico 

Ondas e evacuações em massa se espalham pela Rússia, epicentro do tremor, além de Japão, EUA e mais países do Pacífico após um dos terremotos mais fortes já registrados na história, e o pior desde Fukushima.

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu nesta quarta-feira (30) a costa leste da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, gerando tsunamis que cruzaram o Oceano Pacífico e provocaram evacuações em diversos países. O tremor foi o mais forte desde o de magnitude 9,0 registrado no Japão em 2011, que provocou o desastre nuclear de Fukushima. Apenas poucos tremores na história superaram a força do evento desta quarta-feira.

O epicentro foi localizado a 119 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa de 180 mil habitantes, a uma profundidade de pouco mais de 20 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Ondas de 3 a 4 metros atingiram portos próximos, arrastando embarcações e alagando áreas costeiras.

Na Rússia, autoridades relataram feridos e interrupção no fornecimento de energia em zonas atingidas. Imagens de TV mostraram água invadindo ruas e carregando destroços no litoral de Kamchatka. Fonte: InforMoney.