TJAC encerra 2025 com avanços marcantes e ações que aproximam a Justiça da população acreana
O ano de 2025 ficará marcado na história do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) como um período de importantes conquistas institucionais, avanços tecnológicos e fortalecimento da atuação jurisdicional, sempre com foco na valorização das pessoas e na aproximação da Justiça de quem mais precisa.
Sob a Presidência do desembargador Laudivon Nogueira, o Judiciário acreano consolidou uma gestão pautada pela eficiência, inovação e responsabilidade social, promovendo mudanças estruturais e projetos que impactaram diretamente a vida da população.
Priorização da atividade jurisdicional
Um dos principais eixos da gestão em 2025 foi a valorização da atividade jurisdicional, especialmente no primeiro grau. Entre as iniciativas de destaque está a instituição do Prêmio de Qualidade do TJAC e a publicação da Resolução nº 108/2025, que reforça a priorização do 1º Grau de Jurisdição.
Ao longo do ano, também foram implementados o novo modelo de apoio à jurisdição, a Petição Cidadã, o Projeto Reconhecer e o Plano Estadual Pena Justa. Essas ações contribuíram para decisões mais céleres, humanizadas e alinhadas às reais necessidades da sociedade acreana.
Transformação tecnológica
A tecnologia teve papel central na modernização do Judiciário acreano. Em janeiro, teve início a implantação do sistema eproc, que impacta diretamente na dinâmica de tramitação processual. Em julho, a ferramenta chegou à primeira unidade jurisdicional e, atualmente, já abrange todas as competências cíveis do estado, com preparação para avançar também na área criminal.
Outro marco foi o lançamento da ADA – Assistente Digital Ampliada, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para auxiliar magistradas, magistrados, servidoras e servidores, ao lado do Chronos, sistema de automação inteligente que otimiza rotinas de trabalho.
No segundo semestres, o novo Portal da Intranet também foi entregue, com foco na melhoria do ambiente interno, facilitando o acesso a serviços administrativos, promovendo interação entre as equipes e valorizando a história de quem constrói diariamente o Judiciário acreano.
Cuidar de quem cuida da Justiça
A valorização das pessoas foi prioridade na gestão. Em 2025, o TJAC convocou novos profissionais aprovados em concurso público, fortaleceu a formação continuada por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud) e investiu no desenvolvimento de lideranças.
As ações de saúde e bem-estar também foram ampliadas, com destaque para o Programa de Assistência à Saúde Mental, que iniciou seus primeiros atendimentos, além de ações itinerantes e iniciativas voltadas ao cuidado integral dos servidores e magistrados.
TJACRE