×

Últimas

Tornados causam 7 mortes e levam 33 municípios do Paraná a decretar emergência

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta terça-feira (11) a sétima morte associada à passagem de tornados que atingiram o estado na última sexta-feira.

A vítima, identificada como José Eronildes de Almeida, de 70 anos, morreu no sábado (9) na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu, devido a uma insuficiência cardíaca aguda.

Seis tornados distintos atingiram, quase que simultaneamente, cidades no Paraná e em Santa Catarina, incluindo Rio Bonito do Iguaçu, Turvo, Guarapuava (PR), e Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Faxinal dos Guedes (SC).

Dos sete óbitos confirmados no Paraná, seis foram registrados em Rio Bonito do Iguaçu, município onde os ventos, estimados entre 300 km/h e 330 km/h, danificaram ao menos 90% da área urbana. A sétima morte ocorreu em Guarapuava.

Até o início da tarde desta terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde informou que 20 pessoas continuavam internadas, 11 em Guarapuava, seis em Laranjeiras do Sul e três em Cascavel.

A rede de saúde do Paraná realizou um total de 835 atendimentos às vítimas, mobilizando mais de 400 profissionais.

O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou os decretos de situação de emergência de outras 32 cidades impactadas por eventos climáticos adversos nas últimas duas semanas, que incluíram temporais, enxurradas, vendavais e chuvas de granizo.